Governo do Estado garante mais de 900 mil para o Hospital Bom Jesus

Governo do Estado garante mais de 900 mil para o Hospital Bom Jesus

Recurso será destinado para custeio de manutenção

Liberação recursos hospitais 1

O Hospital Bom Jesus (HBJ) está entre os hospitais filantrópicos do Estado habilitados a receber recursos do fundo estadual de saúde. A  liberação foi anunciada na semana passada, terça-feira, 25, em Florianópolis.  Para o HBJ o valor liberado é de R$ 938.486, 81. O recurso será destinado para custeio e manutenção da unidade hospitalar.

Acompanhando à comitiva de gestores dos hospitais de todo estado, esteve a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp. “Estávamos todos preocupados porque não se tinha certeza sobre a liberação desse recurso. Essa foi uma briga de todos, dos gestores e também dos representantes das entidades que defendem os hospitais filantrópicos”, explicou.

Para todo o estado  são R$ 190 milhões de reais liberados para hospitais filantrópicos ainda neste ano de 2019. A fatia anunciada pelo governador Carlos Moisés está prevista  na Lei Orçamentária Anual, que por meio de uma emenda do deputado José Milton Scheffer (PP)  ficou definido que o valor para este ano seria correspondente a 10% do Fundo Estadual de Saúde.

Os presidentes das três entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, Altamiro Bittencourt, Tércio Kasten e Hilário Dalmann reconhecem o avanço do governo, que atenua o agravamento da crise no setor. O presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann que falou pelas três entidades, destacou que “os hospitais gostariam que todo o montante fosse dinheiro novo, mas os recursos anunciados serão aplicados de forma equilibrada, atendendo a todos. As entidades aguardarão outras etapas para a evolução destes valores”.

A expectativa é que os recursos sejam liberados até o final desse ano. “Temos agora até o final do mês de agosto para apresentar os projetos e estamos esperando que os recursos fiquem a nossa disposição até dezembro e nos ajude no custeio e pagamento do décimo terceiro”, pontua a diretora.

Liberação recursos hospitais