Hospital Bom Jesus esclarece “Fake News” e nega caso de coronavírus Ituporanga

 

Hospital Bom Jesus esclarece “Fake News” e nega caso de coronavírus na Capital da Cebola

Ituporanga cria sala de situação para acompanhar evolução do vírus no estado e evitar notícias falsas

Na manhã deste sábado, 14, circulou nas redes sociais aqui na região do Alto Vale, uma “Fake News”, apontando que em Ituporanga haveria um caso confirmado de coronavirus. A notícia FALSA, usou o nome de uma rádio regional e do Hospital Bom Jesus (HBJ), como fontes da informação.

De acordo com o médico responsável pelo setor de urgência e emergência do HBJ Daniel Ribas a informação não passa de uma notícia falsa. “Nós não temos nenhum caso de coronavirus em Ituporanga, isso é mentira. Estamos aqui pra esclarecer a população. Não precisa entrar em desespero, não tem nenhum caso confirmado aqui. Foi uma brincadeira, e uma brincadeira de muito mal gosto que fizeram, usando ainda o nome do Hospital Bom Jesus também”, esclarece.

Em Santa Catarina na manhã deste sábado, foram confirmados pelo Governo do Estado cinco casos do novo coronavírus. Em Rancho Queimado (2), Florianópolis (2) e Joinville (1). São 85 casos suspeitos e 39 casos descartados nessa semana.

Na cidade de Ituporanga, uma sala de situação do coronavirus esta sendo montada pela Secretária de Saúde da cidade, para acompanhar a evolução do vírus no estado e evitar a circulação de notícias falsas, que venham a alarmar a população. De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica de Ituporanga Georgia Staldinguer, as pessoas precisam ficar atentas apenas nas informações oficiais. “Nós estamos nos organizando com todos os setores ligados a saúde aqui no município, e qualquer alteração no quadro se casos suspeitos e confirmados no estado e na nossa região as informações serão repassadas de forma oficial”, explica.

Para o médico responsável pela urgência e emergência do HBJ, o que as pessoas devem fazer nesse momento é seguir as orientações de higiene e tentar evitar a circulação do vírus. “Esse vírus ele permanece vivo no ambiente por 24h. As orientações para as pessoas é sempre lavar as mãos com água e sabão, manter distancia e evitar ficar muito próximo de pessoas que tenham sintomas respiratórios agudos, evitar locais fechados e com aglomerações, e seguir a etiqueta da tosse, não compartilhar objetos pessoas e evitar deslocamento pra outras regiões onde teve caso registrado da doença”, orienta o médico.

Acompanhe a entrevista:

FAKE