O Hospital

As Irmãs Franciscanas de São José, administram há 58 anos o Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora, situado na cidade de Presidente Getúlio, SC. Está inserido na Região do Alto Vale do Itajaí, que é composta por 28 Municípios, todos de pequeno porte e de característica rural, com uma população de aproximadamente 270.000 habitantes, incluindo a população indígena da Aldeia Duque de Caxias.

É definido como Hospital Geral, com referências em cirurgias eletivas de pequena e média complexidade e possui 10 leitos de retaguarda para os Hospitais da Rede de Urgência e Emergência (RUE) conforme Portaria 2.395 de 11/10/2011.

HISTÓRIA

Tudo começou no ano de 1930, quando o padre alemão, Franz Eigmann, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, sentindo a necessidade de atender as pessoas doentes da localidade, iniciou, com a ajuda da população, a construção de um hospital que, em 1934, já estava em condições de ser utilizado. Para atender os doentes, vieram duas Irmãs enfermeiras da Cruz Vermelha da Alemanha. O Hospital tinha capacidade para 40 leitos. Servia, ao mesmo tempo, como casa de repouso. Estas duas Irmãs retornaram para a Alemanha em 1941. Em 1942 passaram a trabalhar no Hospital as Irmãs da Santíssima Trindade que ficaram ali até 1951. Em 1952 assumiram o hospital as Irmãs Franciscanas de Dillingen que permaneceram somente até 1955.

O Hospital foi doado às Irmãs Franciscanas de São José, pela Mitra Diocesana de Joinville, no dia 05 de outubro de 1957, quando a situação financeira do mesmo tinha se tornado insustentável. As Irmãs, com coragem e valentia evangélica, impulsionadas pelo espírito de misericórdia, iniciaram logo o serviço de limpeza e organização do pouco que encontraram dentro do Hospital, pois o mesmo estava em péssimas condições de higiene e praticamente desprovido de tudo. Os armários estavam vazios, mesmo os da cozinha. As Irmãs não se intimidaram. Puseram-se logo a caminho da Serra dos Índios, em busca de alimentos. Após dois dias de peregrinação, voltaram com um caminhãozinho cheio de ovos, galinhas, arroz, batatinhas, milho e até dois porquinhos. E assim, com muita luta e trabalho, tudo foi melhorando.

Por maiores que pareciam as dificuldades, as Irmãs não desanimavam. A “santa teimosia”, própria de quem é movida pela forma do Carisma, a Misericórdia, fez com que elas, fossem aos poucos pagando as dívidas do hospital, que, por sinal, não eram poucas. À medida que a situação foi melhorando, as Irmãs foram procedendo as mudanças exigidas pelo Ministério da Saúde, começando pela pintura interna e externa do Hospital, instalação e atualização dos setores, aquisição de instrumental e equipamentos hospitalares, instalação do ambulatório, do laboratório, da farmácia interna, da lavanderia, da maternidade; demarcação e legalização em Cartório dos terrenos do Hospital, construção de muro e calçamento ao redor do hospital.