Bebês que nascem no HBJ receberão mudas de árvores nativas por meio do projeto Proteja a Vida

Já pensou uma árvore batizada com o seu nome e plantada logo após o seu nascimento? Essa é a ideia do projeto Proteja a Vida, que passou a ser realizado no Hospital Bom Jesus (HBJ) a partir desse mês de setembro. Com o projeto, cada criança que nasce na maternidade do HBJ vai receber uma muda de árvore nativa. Ao plantar as mudas, os pais poderão simbolizar o desenvolvimento do bebê, onde a árvore e a criança crescem juntos.

O projeto é uma iniciativa da UNIDAVI e já existe a 14 anos em Rio do Sul e agora vai iniciar em Ituporanga. A parceria foi firmada em agosto, já que colocar o projeto em prática é necessária a participação de outras entidades como Administração Municipal e APAE .

De acordo com O Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Prof. Mº Charles Roberto Hasse, o projeto reúne quatro entidades. “A universidade que fica responsável distribuição das mudas que são produzidas no Horto da Unidavi, a Administração do Município de Ituporanga que se responsabiliza em buscar essas mudas e deixá-las a disposição para a distribuição, a APAE que auxilia com uma outra parte do projeto que é a decoração de caixas de leite vazias que depois servem de embalagem para a entrega das mudas e o hospital faz esse meio de campo de entregar as mudas aos familiares do recém-nascido”, explicou.

No Hospital Bom Jesus são registrados em média 70 nascimentos por mês e ao longo de um ano mais de 800 mudas devem ser distribuídas e plantadas na região. Para o pró-reitor projeto Proteja a Vida oportuniza a conservação da biodiversidade, além de uma relação próxima com uma espécie da flora nativa. “É um projeto simples, mas que a longo prazo pode trazer um retorno muito favorável ao meio ambiente, já que a cada árvore plantada é um cuidado que temos com esse bem que é tão precioso que é o meio ambiente”, explicou.

E para quem é de Ituporanga e mora em apartamentos, ou não tem um local para plantar a árvore, poderá utilizar espaços em praças públicas para fazer o plantio. De acordo com a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Ituporanga Sandra Loffy Petri, a Administração vai mapear as praças e quem precisar pode procurar o município para solicitar um espaço para fazer o plantio.

Para a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp o projeto vem integrar o hospital com a comunidade. “Vamos registrar todas as mudas entregues com os dados de cada criança que nascer aqui e esperamos daqui há alguns anos, ver o resultado”, comentou.WhatsApp Image 2021-09-07 at 20.12.44