Escola Técnica Bom Jesus forma mais uma turma no Curso de Técnico de Enfermagem

Escola Técnica Bom Jesus forma mais uma turma no Curso de Técnico de Enfermagem

Depois de dois anos e meio de curso, 26 novos profissionais estão aptos para ingressar no mercado de trabalho

unnamed (1)

O final de semana foi de festa para 26 alunos da Escola Técnica do Hospital Bom Jesus (ETBJ). No sábado, 17, ocorreu a formatura da  13ª Turma do Curso de Técnico de Enfermagem. Na quarta-feira, 14, foi realizado um culto de agradecimento e no sábado a colação de grau e o baile de formatura.

O Curso tem duração de dois anos e meio, divididos em 1.800 horas, com aulas teóricas e estágio no Hospital Bom Jesus e nas Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o período os formados tiveram acesso à disciplinas com como ética, e com relação a procedimentos nos mais variados setores, com UTI,  Centro Cirúrgico,  Pronto Socorro, Técnicas Básicas da Enfermagem,  Maternidade, Clínica Médica, Pediatria, Epidemiologia, Anatomia e fisiologia e Políticas de saúde.

A ETBJ pertence à Associação de Irmãs Franciscanas de São José e foi aberta em Ituporanga no ano de 2003. De lá pra cá, muitos profissionais foram formados e muitos deles foram inseridos no quadro de funcionários do Hospital Bom Jesus. “Temos orgulho de podermos formar a grande maioria dos profissionais que atuam na área em toda a região”, explica Irmã Edelir Stupp, Diretora do HBJ e também Diretora da Escola.

Atualmente a Escola Técnica conta com duas turmas do Curso Técnico em Enfermagem em andamento. Novas inscrições serão abertas a partir do mês de outubro para a formação de nova turma que deve iniciar os estudos em 2017.

“Alem de ser um curso profissionalizante, a Escola Técnica Bom Jesus, permite o ingresso de alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio o que  possibilita que os jovens encerrem o ensino médio já possuindo uma profissão e podendo ingressar no mercado de trabalho”, explica Mirian Geruza Albino Albuquerque, coordenadora pedagógica da ETBJ.

A coordenadora pedagógica acrescenta ainda que os profissionais formados em Técnico de Enfermagem podem atuar em várias funções na área da saúde. As atividades vão desde a administração de medicamentos e tratamentos, a cuidados ao paciente, como higiene corporal, mobilização no leito e monetarização dos dados vitais, como também a elaboração de relatório do atendimento feito e comunicação de anormalidades à sua supervisão e ao plantão médico.

“Para que haja um maior aprendizado a Escola Técnica Bom Jesus disponibiliza para os alunos laboratório e campo de estágio em parceria do Hospital Bom Jesus”, explica a diretora da entidade.