Direção do HBJ esclarece questionamentos feitos por vereadores de Ituporanga

Nota de esclarecimento

HBJ

Devido aos questionamentos feitos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ituporanga, realizada na quarta-feira, 22 de fevereiro, a direção do Hospital Bom Jesus esclarece:

– Referente aos relatórios que foram sugeridos e questionados pelo vereador Claudinei Eyng (Beleco), como prestação de contas relacionada à quantidade de atendimentos realizados no Pronto Socorro, a Direção do Hospital Bom Jesus, ESCLARECE que esses relatórios já são encaminhados mensalmente ao município de Ituporanga. Alem do relatório anexado as notas de repasses feitos pela prefeitura, o Boletim de Pronto Atendimento (BPA) é entregue mensalmente à Secretaria Municipal de Saúde e é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, o repasse dessas informações para o sistema da Secretaria de Estado da Saúde. Sendo assim, o Secretário da Saúde do município e todas as pessoas interessadas no acompanhamento dessas informações, tem total acesso a todos os dados que foram questionados pelo vereador.

Alem de Ituporanga, o relatório sobre os atendimentos prestados no Pronto Atendimento são encaminhados a todos os municípios onde existe convênio firmado entre as prefeituras e o hospital. Os relatórios encaminhados contem dados tanto sobre os atendimentos prestados no Sobreaviso Médico como também no Pronto Atendimento.

– Referente aos problemas no atendimento médico questionado pelo vereador Marcelo Machado, a direção do Hospital Bom Jesus, reconhece que em situações pontuais pode vir a ocorrer demora no atendimento aos pacientes. Na grande maioria das vezes, essa demora esta associada a um atendimento de emergência dinâmico, onde algumas situações demandem de maior atenção pela complexidade dos casos. Porém, a direção do Hospital e a coordenação do setor têm buscado constantemente a melhoria do atendimento e o comprometimento dos profissionais médicos responsáveis pelo atendimento aos pacientes. Sendo que excessos e casos pontuais serão analisados.

A Direção do Hospital Bom Jesus esclarece ainda, que mensalmente são atendidos no Pronto Atendimento do HBJ, cerca de 2.500 pacientes, sendo que grande parte dessa demanda, poderia ser absorvida pelas Unidades Básicas de Saúde do município, por não se tratarem de casos de emergência.

A Direção do HBJ está a disposição para devidos esclarecimentos e por meio de ofício solicitará para fazer uso da palavra na Tribuna, durante a Sessão Ordinária  da Câmara de Vereadores de Ituporanga da próxima segunda-feira, 06 de março.