Com fundo de apoio aos hospitais filantrópicos HBJ poderá fazer cirurgias eletivas

Com fundo de apoio aos hospitais filantrópicos HBJ poderá fazer cirurgias eletivas

Liberação dos recursos está prevista para ocorrer até dezembro

 images-7-14-714419e53d323559e8fa85c8f6dd50145d34e02d

O Hospital Bom Jesus (HBJ) segue na expectativa pela liberação dos recursos do Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, criado recentemente pelo Governo do Estado. Como 90% dos recursos devem ser destinados para cobrir os custos das cirurgias eletivas nos hospitais da rede filantrópica a previsão é os procedimentos passem a ser realizados também em Ituporanga.

“Nossa expectativa é realizar no HBJ, cirurgias nas áreas de ortopedia, cirurgia geral e urologia. Mas para isso precisamos que o recurso seja liberado e a previsão é que isso ocorra somente no final do ano de 2016”, explica o gestor da unidade hospital Fabiano Amorim.

Para a diretora do HBJ, Irmã Edelir Stupp, os mutirões auxiliam na diminuição das filas de procedimentos que cada secretaria municipal de saúde possui. E os procedimentos realizados em poderiam beneficiar diretamente os moradores da região da cebola.

“Eu penso que todos os municípios eles podem ser beneficiados com essa liberação do estado para as cirurgias eletivas. A população espera isso e precisa disso e podem contar com isso”, pontuou.

O fundo de apoio aos hospitais é composto por recursos principalmente de devoluções voluntárias dos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, parte do chamado duodécimo. Contribuintes do Estado também podem fazer doações voluntárias.

O que é cirurgia eletiva?

Uma cirurgia eletiva é simplesmente aquela cirurgia que é planejada com antecedência, em vez de uma que é feita em situação de emergência. A cirurgia eletiva é uma cirurgia que pode ser marcada com boa antecedência e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente.