Confraternização entre frades e freiras marca passagem do dia de Santa Clara

Confraternização entre frades e freiras marca passagem do dia de Santa Clara

Realizada no Hospital Bom Jesus, o momento foi de valorização pelo trabalho realizado pelas irmãs em prol da sociedade

confraternização santa clara 1

No mês de agosto, a Família Franciscana celebra o dia Santa Clara de Assis, uma das Santas mais amadas, que viveu no século XIII. Historiadores católicos consideram Santa Clara a primeira mulher a escrever uma regra, ou um conjunto de diretrizes, para a comunidade religiosa feminina, e foi uma das fundadoras da ordem das Irmãs Franciscanas. Em Ituporanga a data, 11 de agosto, foi comemorada com uma confraternização, entre os frades e as freiras da ordem franciscana.

A iniciativa foi do pároco da Igreja Matriz de Ituporanga Frei Evandro Balestrim. “São Francisco de Assis fundou a ordem primeira dos Frades, e Santa Clara quis seguir o exemplo e quis se juntar a mesma ordem e fundou a ordem segunda, das Irmãs Franciscanas. Ela tem um papel fundamental na vida e na caminhada de muitas irmãs pelo mundo”, explicou o pároco.

De acordo com o frade, grande parte das Irmãs Franciscanas atuam na área da saúde e educação. Em Ituporanga a Irmãs Franciscanas de São José assumiram o comando do Hospital Bom Jesus em 1936. “Já são mais de 80 anos de serviços prestados para a comunidade ituporanguense, e merecem nosso reconhecimento e a valorização pelos trabalhos realizados. Por isso da importância dessa celebração do dia de Santa Clara.

A celebração foi realizada na Capela do Hospital Bom Jesus e contou com a presença dos frades da Igreja Matriz, freis e seminaristas do Seminário São Francisco de Assis e os integrantes da Ordem Secular Franciscana (OSF), que é composta por membros de Atalanta e Ituporanga.

Todas as semanas, nas noites de quarta-feira, são realizadas celebrações na Capela do HBJ.

Dia do padroeiro da entidade também foi celebrado em agosto

bom jesus

O mês de agosto conta também com a passagem do dia de Senhor Bom Jesus, padroeiro do HBJ.O dia do Padroeiro foi celebrado no dia 06 deste mês.

Relatos apontam que o Senhor Bom Jesus, se tornou Padroeiro e sucessivamente passou a ser o nomeado Hospital, porque na época de instalação da unidade hospitalar em Ituporanga, os moradores da região eram devotos do Santo e em romarias viajavam com frequência a Iguape onde está situado o seu santuário.

“Acredita-se que a devoção das pessoas e a crença em Bom Jesus de Iguape, fez com que as irmãs adotassem esse nome pro hospital”, explica Edelir.