Medicina Transfusional é tema de palestra no Hospital Bom Jesus

Medicina Transfusional é tema de palestra no Hospital Bom Jesus

Unidade Hospitalar pleiteia a instalação de uma agencia transfusional

a0b9bb4f-31cc-4241-ae02-8b1bbe9bfc8c

Prestes a ter a própria Agencia Transfusional, o Hospital Bom Jesus (HBJ), busca sempre a capacitação dos colaboradores para cada vez mais melhorar o atendimento. Com esse intuito foi realizada na noite de terça-feira, 22, uma palestra sobre transfusões sanguíneas. Realizada no Salão da Amizade, a Palestra com o Tema:  Medicina Transfusional, foi coordenada pelo médico hematologista do Hospital Azambuja de Brusque Fábio Benedetti.

“O treinamento vai proporcionar melhor conhecimento quando um paciente necessitar de uma transfusão sanguínea, principalmente nos casos de anemia e hemorragias, por exemplo. Outro objetivo também é em termos de experiência já que o hospital pleiteia a agência transfusional”, explicou o Diretor Clínico do Hospital Clayton Guimarães.

O encontro reuniu todos os profissionais que diretamente estão ligados com situações de transfusão na unidade hospitalar: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e a farmacêutica do HBJ.

Enquanto não possui a própria Agência Transfusional, o Hospital Bom Jesus (HBJ) mantém convênio para aquisição de hemoderivados (concentrado de hemácias, plasma e plaquetas) com a Agência Transfusional de Ibirama instalada no Hospital Doutor Waldomir Colautti, por meio do Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC). O HBJ realiza mensalmente uma média de 60 transfusões. A maior parte do sangue é utilizado para transfusões em pacientes para UTI, cirurgia geral, pronto socorro e ainda para anêmicos crônicos, segundo indicadores do Comitê Transfusional.

De acordo com a diretora da Unidade Hospitalar Edelir Stupp, entre o recebimento da bolsa, realização dos testes de compatibilidade com o sangue do paciente até a liberação para a transfusão, o tempo é de uma hora e meia. “Por isso a importância da agência transfusional próxima, pois hospitais da região que não contam com agência, em casos de urgência e emergência, ainda têm de fazer a solicitação ao Banco de Sangue, este tempo é primordial para a vida do paciente”, comenta a diretora.

A expectativa é que a Agência Transfusional do Hospital Bom Jesus seja instalada no inicio do ano de 2017. Neste momento os profissionais estão em fase de capacitação.

O que é Agência Transfusional?

 A Agência Transfusional é uma Unidade Hemoterapica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.

Serviços: Atendimento aos setores do hospital nas necessidades transfusionais; Realiza os exames pré-transfunsionais;Identificar as reações transfunsionais através de exames e notificações na NOTIVISA/ANVISA; Realizar controle de qualidade interno dos reagentes e hemocomponentes; Participa do controle de qualidade externo promovido pelo Hemope/ANVISA; Fraciona o sangue para as transfusões em pacientes pediátricos; Atendimento as exigências das normas vigentes da APEVISA/ANVISA; Promove ações para captação de doadores de sangue; Participa do Comitê Transfusional Multidisciplinar.

a3c445af-b480-4f12-8ec6-bc70cec2bdde

b79a3e6a-9d2d-4ae7-ac87-8eb7b7c1181e