Congregação das Irmãs Franciscanas de São José realiza simpósio em comemoração aos 150 anos de fundação

Congregação das Irmãs Franciscanas de São José realiza simpósio em comemoração aos 150 anos de fundação

Encontro reúne representantes das obras mantidas pela congregação. Do Hospital Bom Jesus são seis participantes.EDITADA 2

Iniciou na noite desta quinta-feira, 20, e segue até domingo, 23, o Simpósio “A graça do cuidado num mundo sem compaixão”. O evento reúne representantes de obras mantidas pela Congregação das Irmãs Franciscanas de São José em todo o país. O simpósio realizado em Piraquara, estado do Paraná, marca também os 90 anos de chegada das Irmãs no Brasil, para os cuidados aos hansenianos e leprosos que eram deixados no Hospital de São Roque, situado na mesma cidade.

“Em Ituporanga a missão de tornar o Hospital Bom Jesus referencia em saúde para a região da cebola, foi assumida pela congregação em 1936. Dado os mais de 80 anos de atividades prestadas a população, esse encontro é uma oportunidade de resgatarmos essa trajetória e mostrar a importância das irmãs Franciscanas de São José em tantas regiões do pais”, explica Irmã Edelir Stupp, Diretora do Hospital Bom Jesus.

A Congregação das Irmãs Franciscanas de São José está a caminho do Jubileu de 150 anos de fundação, que será celebrado em outubro de 2017. O evento tem como tema: “A graça do cuidado e foi preparado com um triênio de programações, focando a vocação, carisma e a missão das franciscanas.

Neste ano de 2016, segundo triênio, os olhos se voltam para a misericórdia  e o carisma da congregação. Atualmente, a Congregação está presente, na Alemanha, país de origem, Brasil, Honduras, Angola, Holanda e Itália. No Brasil, a congregação desenvolve trabalhos em hospitais, escolas e serviços pastorais.

Em Santa Catarina, na área da saúde alem do Hospital Bom Jesus em Ituporanga, a congregação é mantenedora também do Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição em Angelina. Já na área educacional é de responsabilidade da Congregação a Escola Menino Jesus de Florianópolis e a Escola Técnica Bom Jesus de Ituporanga.

No primeiro dia de simpósio, foi realizada a recepção aos participantes, credenciamento e celebração com resgate histórico. Nesta sexta-feira, 21, o encontro segue com conferencia, testemunhos e celebração.

De Ituporanga, representando o Hospital Bom Jesus são seis participantes do encontro.

EDITADA

História da Congregação:

 A Congregação foi fundada em 28 de outubro de 1867 em Schweich, Alemanha, lugar onde cinco moças se dedicavam ao cuidado dos doentes, crianças e outros necessitados. Estas mulheres buscavam algo a mais. Queriam se consagrar ao serviço de Deus, dos irmãos e irmãs, como Religiosas. Buscavam alguém que as orientasse neste propósito. Por indicação de Padre Mathias Kuborn, seu irmão, Irmã Alphonsa, então religiosa da Congregação das Irmãs Elizabetinas, em Luxemburgo, foi convidada a assumir a orientação espiritual e formação das cinco moças. Assim, com muita coragem, grande zelo e amor à Vida Consagrada, Irmã Alphonsa foi para Schweich, tendo que deixar sua Congregação de origem e começar uma nova obra, inicialmente conhecida como Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, hoje, Irmãs Franciscanas de São José.