Congregação das Irmãs Franciscanas é Homenageada na ALESC

Congregação das Irmãs Franciscanas é Homenageada na ALESC

Sessão Especial lembrou dos 150 anos de fundação e dos 90 anos em Santa Catarina

 DSC06928

A noite desta segunda-feira, 23, foi de festa para a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José. Em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa (ALESC) foi celebrado os 150 anos de fundação da congregação e 90 anos de presença das Irmãs em Santa Catarina. Durante a sessão foram realizadas homenagens pelos trabalhos prestados pelas irmãs nas diversas áreas de atuação.

A sessão foi uma indicação da deputada estadual Dirce Heideschedt (PMDB), que presídio o evento e contou com a presença demais deputados e autoridades. De Ituporanga, do Hospital Bom Jesus, unidade hospitalar mantida pela congregação, uma comitiva com mais de 20 pessoas, entre Irmãs, voluntárias e colaboradores, prestigiaram a solenidade.

Durante a sessão as religiosas foram homenageadas pelos anos de dedicação. Do HBJ, a Diretora Irmã Edelir Stupp, representando as demais religiosas que auxiliam no andamento dos trabalhos na unidade hospitalar,  foi agraciada com uma placa de menção e gratidão pelos 81 anos de trabalhos prestados pela entidade em toda a região. Também foi homenageada a presidente da Associação das Voluntárias Bom Jesus, Lucia Freiberg pelo empenho das voluntárias em prol da humanização do atendimento realizado na entidade.

Atualmente, a Congregação das Irmãs Franciscanas está presente, na Alemanha, país de origem, Brasil, Honduras, Angola (Africa), Holanda e Itália. No Brasil, a congregação esta divida nas províncias de São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cristo Redentor, Mãe de Misericórdia e Franciscana de São José, desenvolvendo trabalhos em hospitais, escolas e serviços pastorais e assistência social

Em Santa Catarina, na área da saúde a congregação é mantenedora do Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição em Angelina e do Hospital Bom Jesus em Ituporanga. Já na área educacional é de responsabilidade da Congregação a Escola Menino Jesus e Santa Mônica de Florianópolis, Escola e a Escola Técnica Bom Jesus de Ituporanga.

A Sessão Especial na ALESC fez parte da programação da  Semana de Comemorações pela Celebração do Jubileu de 150 Anos de Fundação da Congregação. No domingo, 22, ocorreu uma Missa na TV Catarina às 7h30min em Florianópolis. E no dia 28 dia da Fundação, o jubileu será comemorado com uma grande celebração de Ação de Graças Basílica de Aparecida às 9h.

 

História da Congregação:

A Congregação foi fundada em 28 de outubro de 1867 em Schweich, Alemanha, lugar onde cinco moças se dedicavam ao cuidado dos doentes, crianças e outros necessitados. Estas mulheres buscavam algo a mais. Queriam se consagrar ao serviço de Deus, dos irmãos e irmãs, como Religiosas. Buscavam alguém que as orientasse neste propósito. Por indicação de Padre Mathias Kuborn, seu irmão, Irmã Alphonsa, então religiosa da Congregação das Irmãs Elizabetinas, em Luxemburgo, foi convidada a assumir a orientação espiritual e formação das cinco moças. Assim, com muita coragem, grande zelo e amor à Vida Consagrada, Irmã Alphonsa foi para Schweich, tendo que deixar sua Congregação de origem e começar uma nova obra, inicialmente conhecida como Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, hoje, Irmãs Franciscanas de São José.

DSC06772 DSC06773 DSC06905 DSC06912 DSC06923