Hospital Bom Jesus completa um mês com estrutura em colapso e pacientes COVID aguardando leitos de UTI

A semana iniciou mais uma vez com pacientes intubados no Pronto Socorro do Hospital Bom Jesus (HBJ) e aguardando vagas em leitos de UTI. A cena tem se repetido por pelo menos quatro semanas. Nesta segunda (29) eram seis pacientes, mas o número já chegou a 12 pessoas intubadas e esperando leitos de UTI no PS.

De acordo com o médico responsável pelo Pronto Atendimento Dr Daniel Ribas, durante todo o mês de março, todos os dias a emergência do HBJ se dividiu em manter pacientes COVID intubados e o atendimento de outras patologias. “Essa situação nos preocupa, porque deixa as pessoas que vem procurar o atendimento por outras situações, expostas vírus. E até agora nós não vemos uma perspectiva a tão curto prazo de melhora dessa situação”, comentou.

Nesta semana a preocupação é com o feriado de páscoa, onde grande parte das prefeituras tem adotado ponto facultativo e devem fechar os Postos de Saúde já na quinta-feira. De acordo com o médico responsável pelo Pronto Atendimento do HBJ, o Hospital Bom Jesus na situação de colapso em que se encontra pode não conseguir sozinho, dar o suporte necessário para toda a população que vier procurar a unidade hospitalar.

“Nós já estamos com o atendimento limitado na nossa emergência e se o HBJ ficar responsável por toda a demanda dos oito municípios com todas as patologias além da COVID, nós tememos que a situação fique ainda mais complicada”, pontuou o médico.

Dr Daniel Ribas acrescenta dizendo que o momento é de todos trabalharem unidos para melhor atender a população. “Precisamos pensar no coletivo, sempre no bem estar da população. Acredito que esse é o entendimento dos prefeitos e dos secretários da saúde também. Então, em nome da direção do HBJ, faço esse pedido para que os municípios auxiliem com esse suporte, não deixando todas as unidade de saúde fechadas durante até a segunda-feira depois da páscoa”, pediu.30