Inaugurada a Agencia Transfusional do Hospital Bom Jesus

Inaugurada a Agencia Transfusional do Hospital Bom Jesus

Com a função de armazenar bolsas de sangue e derivados, a unidade hemoterápica vai agilizar o atendimento aos pacientes.

 DSC07519

O ano de 2018 inicia com boas notícias para o Hospital Bom Jesus. Na manhã de terça-feira, 09, foi inaugurada no Hospital Bom Jesus a Agencia Transfusional. A Agência de Transfusão ou Unidade Hemoterápica tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.

O ato inaugural contou com a presença de colaboradores e autoridades. A diretora do Hospital Bom Jesus, Irmã Edelir Stupp, afirma que a abertura dessa agência transfusional no nosso hospital vai agilizar e muito o atendimento para o HBJ.

“Como não tínhamos como armazenar bolsas de sangue, para qualquer procedimento precisávamos nos deslocar até a Unidade Hemoterápica do Hospital Waldomiro Colautti em Ibirama, ou no Hemocentro Regional de Blumenau (HEMOSC). Todos os materiais sanguíneos necessários para procedimentos são trazidos de lá. E a partir de agora o HBJ passa a armazenar esse material, o que vai agilizar a realização dos procedimentos e o atendimento aos pacientes”, conta a diretora.

A Agencia ficará sobre o comando do médico Daniel Ribas. Para ele a unidade beneficia toda a população. “Essa Unidade não é só um benefício intra-hospitalar, mas sim regional. O Bom Jesus é responsável pelo atendimento emergencial e internamento na parte das clínicas de cerca de 80 mil pessoas da região. Isso veio para agilizar e melhorar a logística do tratamento, facilitar as condutas médicas e a prestação do serviço. Antes perdíamos tempo para buscar amostras, e tempo é coisa que o paciente não tem”, explanou o médico do Hospital, Daniel Ribas dos Santos.

Quem também está diretamente ligada aos trabalhos que serão realizados é a Farmacêutica/Bioquímica  Caroline Scheidt. A profissional explica que a agencia conta com equipamentos específicos com funções direcionadas as necessidades dos procedimentos que o sangue precisa passar. “Na área de armazenamento, que tem os equipamentos de refrigeração, guardamos os concentrados de hemácias, plasmas e as amostras dos pacientes e reagentes. Na bancada é realizada a tipagem sanguínea, para ver se a bolsa é compatível com o paciente. Temos aqui junto a parte administrativa, que é toda a parte burocrática, os registros e controles para a transfusão”, explicou.

Para a instalação da agência transfusional, o HBJ contou com um convênio com a ONG Beneficente dos Franciscanos “Missionszentrade der Franziskaner”, da Alemanha. A organização repassou em 2014, R$ 90 mil, recurso que serviu para a aquisição de equipamentos necessários, materiais, mobília e adequação do espaço. Para concluir a instalação, o Hospital também fez investimentos com recursos próprios, totalizando R$ 130 mil reais.