Hospital Bom Jesus aguarda aprovação de Projeto de Lei que propõe fundo de recursos para hospitais filantrópicos

Hospital Bom Jesus  aguarda aprovação de Projeto de Lei que propõe fundo de recursos para hospitais filantrópicos

 Repasses podem possibilitar que cirurgias eletivas sejam feitas em Ituporanga

medical-diagnostics2

Esta sendo visto com bons olhos pela direção do Hospital Bom Jesus (HBJ) de Ituporanga , o projeto de lei para criação de um fundo de recursos para hospitais filantrópicos que começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A medida foi feita por pressão da Associação de Hospitais Filantrópicos do estado (Ahesc), unidades de saúde que perderam receita com a falta de repasse do governo e o fim dos mutirões de cirurgias eletivas.

Pelo projeto, o fundo teria recurso das devoluções dos orçamentos da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e do Ministério Público. Em vez de devolver a sobra do ano ao governo, esse recurso iria direto para distribuição aos hospitais. Para a diretora do HBJ, Irmã Edelir Stupp, caso aprovado o projeto esses recursos virão em boa hora, já que muitos hospitais filantrópicos conseguem agregar renda por meio desses procedimentos.

“As cirurgias eletivas auxiliam para que a estrutura dos hospitais não fique ociosa e é um repasse a mais que é realizado para os hospitais.Tem muitos hospitais que conseguem levar o administrativo financeiro em dia com a realização dessas cirurgias”, explicou.

Caso sejam retomados os mutirões de cirurgias eletivas existem possibilidades de os procedimentos passarem a ser realizados também no Hospital de Ituporanga. A diretora do HBJ explica que esses mutirões auxiliam na diminuição das filas de procedimentos que cada secretaria  municipal de saúde possui.

“Eu penso que todos os municípios eles podem ser beneficiados com essa liberação do estado para as cirurgias eletivas. A população espera isso e precisa disso e podem contar com isso”, relatou.

Para ser aprovada, a maioria dos deputados precisa votar a favor. Outras duas propostas de emenda também tramitam na assembleia, com intuito de aumentar o repasse de recursos à Saúde. A ideia é que o orçamento da pasta passe de 12% para 15%.