Visitas humanizadas são adotadas para pacientes da UTI do HBJ

Visitas humanizadas são adotadas para pacientes da UTI do Hospital Bom Jesus

visita humanizada UTI

As visitas aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem ganhado uma atenção especial no Hospital Bom Jesus (HBJ). Com intuito de humanizar esse momento e auxiliar no bem estar do paciente e do familiar, alguns pacientes tem tido a oportunidade de sair do leito e aproveitar esse momento na sacada, acompanhados de uma equipe hospitalar.

Na manhã desta quarta-feira, 25, duas pacientes puderem usufruir dessa possibilidade de encontro com os familiares. De acordo com a psicóloga do HBJ Eliane Althof, para que os pacientes possam sair do leito e desfrutar desse tempo fora da UTI, eles são avaliados pela equipe médica e precisam preencher alguns requisitos.  “Eles não podem estar fazendo uso de oxigênio, são rigorosamente avaliados para que a equipe tenha certeza que estejam com condições de saúde para isso”, explica.

Todas as visitas humanizadas são acompanhadas por uma equipe de profissionais formada por enfermeiro, médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e psicólogo. “O momento diferenciado na rotina do paciente auxilia no tratamento e na prevenção de delírio (distúrbio comum em pacientes internados)”, pontua a psicologa.

A profissional acrescenta ainda que as visitas humanizadas ocorrem na grande maioria durante o horário de visita do período matutino. Mas como depende da condição em que se encontram os pacientes, nem todos os dias é possível proporcionar esse momento. “Mas sempre que vemos que é possível, fazemos questão de proporcionar essas visitas diferenciadas e humanizadas”, finaliza.