Hospital Maria Auxiliadora faz evacuação simulada para treinar equipe

Foram pouco mais de cinco minutos entre a chamada de socorro, a evacuação de pacientes e colaboradores e a chegada dos bombeiros. A movimentação no Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio na tarde de quinta-feira (16) foi uma simulação, mas, no ano passado um princípio de incêndio de verdade foi controlado graças a preparação dos profissionais da instituição que evitaram que uma tragédia acontecesse.

De acordo com a diretora da unidade hospitalar Irmã Aurélia Pauli, o Hospital Maria Auxiliadora possui Plano de Emergência e toda a unidade está equipada de forma adequada e essas simulações preparam a equipe para saber como agir em momentos de sinistro. “Como essas situações não são previsíveis precisamos estar preparados para saber operar o que temos de equipamentos”, explicou.

Em novembro do ano passado foi graças a esse conhecimento, que assim um princípio de incêndio atingiu a ala dos consultórios médicos um dos nossos brigadistas conseguiu com o uso adequado de um extintor controlar as chamas e evitar que elas se alastrassem pelos demais setores da unidade hospitalar.

Hoje o Hospital Maria Auxiliadora conta com quatro brigadistas e o treinamento contra incêndios é realizado uma vez por ano para que os colaboradores estejam capacitados para saber como agir em ocorrências como estas e para que o Plano de Emergência seja atualizado.

O técnico em segurança do trabalho Elton Barth explica que esse treinamento precisa ser continuado já que a experiência pode trazer agilidade ao atendimento das ocorrências. “Neste ano a equipe já mostrou evolução e conseguiu executar toda a simulação entre dois e três minutos mais rápido que no ano passado, se mostrou mais eficiente e isso faria toda a diferença em uma ocorrência real”, pontuou.

Além da simulação houve ainda treinamento para o uso de extintores e da mangueira de incêndio do Hospital. “Temos essa preocupação em deixar nosso material humano capacitado e sabendo utilizar corretamente o que temos a disposição para evitar prejuízos na nossa unidade e principalmente para salvar vidas ”, pontuou.

WhatsApp Image 2021-08-16 at 07.10.08