Palestra trata com colaboradores a Segurança do Paciente

O mês de setembro é dedicado ao movimento “Setembro Laranja”, que trata sobre a Segurança do Paciente. No Hospital Maria Auxiliadora as ações voltadas ao tema são realizadas durante todo o ano mas ganham ainda mais evidencia nesse período.

 Nesse sentido, de sempre capacitar os profissionais relembrando os cuidados primordiais para manter a segurança dos pacientes desde a internação até a alta, o tema Segurança do Paciente está sendo trabalhado diretamente com toda a equipe por meio de palestras.
Na sexta-feira, 17, que foi lembrado o Dia Mundial de Segurança do Paciente, a coordenadora de Enfermagem Gisele Loa Leves realizou com parte da equipe uma palestra tratando sobre o assunto. O mesmo encontro voltará a ser realizado nesta segunda (20) com intuito de contemplar todos os profissionais com as orientações.

Entre os destaques da palestra assuntos como a inclusão da família no repasse correto das informações para que eles possam auxiliar na segurança do familiar durante a internação, pontos primordiais que precisam ser levados em conta para manter a proteção do paciente, erros que precisam ser evitados estiveram na abordagem.

Além disso, foram reforçadas as orientações que fazem parte da capacitação continuada de todos os colaboradores:
– Identificar corretamente o paciente
– Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e o paciente.
– Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.
– Assegurar cirurgia em local, paciente e procedimentos corretos.
– Higienizar as mãos para evitar infecções
– Reduzir o risco de lesões ao paciente decorrentes de queda ou lesão pro pressão.
WhatsApp Image 2021-09-17 at 18.20.25WhatsApp Image 2021-09-17 at 18.20.32