HMNSC é apresentado em Simpósio da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José

Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição é apresentado em Simpósio da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José

Situado em Angelina a estrutura da Unidade Hospitalar é mantida pela Congregação a pelo menos 40 anos

Nova Imagem (1)

Entre os dias 20 e 23 de outubro, foi realizado em Piraquara (PR) o Simpósio “A graça do cuidado num mundo sem compaixão”. O evento que contou com a presença de representantes do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, foi celebrativo aos 150 anos de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.

O simpósio teve a finalidade de resgatar a misericórdia e o carisma das Irmãs Franciscanas e serviu também para que os participantes conhecessem os trabalhos realizados, as “obras” que são mantidas pela congregação, explica a superiora provincial, da Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Irmã Maria de Fátima Schwamberger.

Situado em Angelina, na Grande Florianópolis, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição foi construído por freis e foi oficialmente inaugurado em outubro de 1973.  Desde então é administrado pela congregação das Irmãs Franciscanas de São José. As irmãs chegaram no município em 1927 e sempre se dedicaram aos cuidados da saúde dos moradores angelinenses.

A estrutura considerada de média complexidade  é referencia para os moradores de Angelina, Major Gercino e São Pedro de Alcantara.

Para prestar um bom atendimento a todos os pacientes o hospital conta com setores de pronto atendimento com plantão 24 horas, raio x, ultrasson, laboratório e ambulatório. Possui ainda 51 leitos divididos nas clinicas médica, cirúrgica, obstétrica e maternidade.

Desde os anos 2000 com o intuito de ampliar o movimento da entidade iniciou a realização de cirurgias eletivas e passou a atender pacientes de todo o estado em procedimentos cirúrgicos em diversas áreas, como ortopédica com cirurgia vascular, e nas clinicas de obstetrícia, urologia e geral.

Apesar de ter um atendimento quase que 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a entidade atende também por meio de convênios: SC Saúde e Unimed.

Inserido em uma cidade interiorana, o Hospital e Maternidade busca sempre manter um bom relacionamento com a comunidade, que sempre auxilia na manutenção da casa por meio de doações.

O hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição conta com cerca de 40 colaboradores diretos, divididos entre profissionais médicos, enfermeiros, responsáveis pelos serviços gerais e administração.

Para a diretora da unidade hospitalar Irmã Maria Heerdt, a maior prioridade é buscar sempre a humanização do atendimento. “Buscamos sempre o bom atendimento a nossa população”, explica.

A apresentação dos trabalhos realizados no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, ocorreu no terceiro dia do evento, na tarde de sábado, 22 de outubro. Na oportunidade um vídeo institucional foi apresentado aos participantes contando a história e os serviços disponibilizados pela casa.

Em Santa Catarina, na área da saúde a congregação é mantenedora do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição em Angelina, do Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio e do Hospital Bom Jesus em Ituporanga.

(PUBLICADO PELA JORNALISTA ADRIANE RENGEL)