Congregação das Irmãs Franciscanas de São José promove Simpósio em comemoração ao jubileu de 150 anos de fundação

Congregação das Irmãs Franciscanas de São José promove Simpósio em comemoração ao jubileu de 150 anos de fundação

Evento realizado no Paraná reuniu representantes de obras mantidas pela congregação em todo o país

DSC04365

A Congregação Das Irmãs Franciscanas de São José está a caminho do Jubileu de 150 anos de Fundação. A comemoração oficial ocorrerá em 28 de outubro de 2017, porém a programação celebrativa contempla um triênio de atividades.

Neste ano de 2016, segundo ano do triênio celebrativo, os olhos das franciscanas se voltam para a misericórdia e o carisma da Congregação. Contemplando esse tema o Simpósio “A graça do cuidado, num mundo sem compaixão” foi realizado em Piraquara (PR), entre os dias 20 e 23 de outubro.

O simpósio reuniu representantes de “obras” mantidas pela Congregação das Irmãs Franciscanas de São José em todo o país e marca também os 90 anos de chegada das Irmãs no Brasil, para os cuidados aos hansenianos e leprosos que eram deixados no Hospital de São Roque, situado na mesma cidade.

Atualmente, a Congregação está presente, na Alemanha, país de origem, Brasil, Honduras, Angola (Africa), Holanda e Itália. No Brasil, a congregação esta divida nas províncias de São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cristo Redentor, Mãe de Misericórdia e Franciscana de São José, desenvolvendo trabalhos em hospitais, escolas e serviços pastorais e assistência social.

Em Santa Catarina, na área da saúde a congregação é mantenedora do Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição em Angelina e do alem do Hospital Bom Jesus em Ituporanga. Já na área educacional é de responsabilidade da Congregação a Escola Menino Jesus e Santa Mônica de Florianópolis, Escola e a Escola Técnica Bom Jesus de Ituporanga.

Para Irmã Maria de Fátima Schwamberger superiora provincial, da Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, esse simpósio é importante para a retomada do carisma e a revigoração das lembranças da madre fundadora da congregação. “ Para cada ano do triênio jubilar, estamos dando destaque a um aspecto fundamental de nossa identidade. No ano passado, demos enfoque a Vocação.Neste ano estamos regatando os valores, nosso carisma e Misericórdia e em 2017, ano do jubileu, o foco será a dimensão missionária do Carisma. Todas as temáticas estão perpassadas pelo tema do jubileu: A Graça do Cuidado e pelo lema: ‘Memória agradecida, mãos estendidas, pés ligeiros”, comentou a superiora-provincial.

 

História da Congregação:

 

 A Congregação foi fundada em 28 de outubro de 1867 em Schweich, Alemanha, lugar onde cinco moças se dedicavam ao cuidado dos doentes, crianças e outros necessitados. Estas mulheres buscavam algo a mais. Queriam se consagrar ao serviço de Deus, dos irmãos e irmãs, como Religiosas. Buscavam alguém que as orientasse neste propósito. Por indicação de Padre Mathias Kuborn, seu irmão, Irmã Alphonsa, então religiosa da Congregação das Irmãs Elizabetinas, em Luxemburgo, foi convidada a assumir a orientação espiritual e formação das cinco moças. Assim, com muita coragem, grande zelo e amor à Vida Consagrada, Irmã Alphonsa foi para Schweich, tendo que deixar sua Congregação de origem e começar uma nova obra, inicialmente conhecida como Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, hoje, Irmãs Franciscanas de São José.