Hospital Bom Jesus pretende obter certificado de Responsabilidade Social

Hospital Bom Jesus pretende obter certificado de Responsabilidade Social

Desenvolvido pela Alesc, o certificado mostra a preocupação da entidade com a sociedade e o meio ambiente

Irma Edelir e Elisangela - Responsabilidade social

Termina no mês de setembro o prazo para que o Hospital Bom Jesus (HBJ), faça a inscrição para habilitar-se ao Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e concorrer ao Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC. Criado pela Assembléia Legislativa (ALESC), o certificado é um incentivo para que as empresas e entidades assumam compromissos de promoção ao bem estar da sociedade e a prevenção ambiental.

O interesse em participar do projeto e buscar a habilitação ao certificado surgiu com o workshop realizado pela Alesc, na Câmara de Vereadores de Ituporanga, no dia 11 deste mês de agosto.

“Temos interesse em repassar para a população o impacto positivo e o nosso engajamento nas questões socioambientais desenvolvidas na casa. E com o workshop percebemos que atendemos aos requisitos e isso nos motivou, a buscar o Certificado de Responsabilidade Socioambiental”, explicou Irmã Edelir, diretora do HBJ.

O HBJ tem como foco cuidar e promover benefícios para a saúde de toda população de Ituporanga e região, prezando sempre pela responsabilidade social e ambiental. A missão da entidade é criar e desenvolver instrumentos, projetos e programas com os quais seja possível oferecer qualidade de vida à comunidade e aos nossos colaboradores.

Alem disso a entidade desenvolve ações socioambientais. Por meio do Programa de Coleta Seletiva, os colaboradores são orientados para separação de resíduos em lixeiras específicas para cada tipo de material: metais, copos plásticos, caixas de papelão, papéis recicláveis, dentre outros. De acordo com a diretora do HBJ, como incentivador da preservação do meio ambiente, a unidade hospitalar não só disponibiliza caixas específicas como também assume a coleta, o armazenamento e o repasse dos materiais para a empresa de reciclagem.

“Através do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), o descarte adequado do lixo hospitalar é fiscalizado com atenção, visando a segurança dos colaboradores e da sociedade em geral”, complementa.

Outra grande preocupação do HBJ,  é com o consumo de energia dentro da instituição. Por meio do programa de Proficiência da Celesc, foi feita a implantação de lâmpadas de LED, e a unidade passou a contemplar padrões de preservação do meio ambiente. Ainda com o objetivo de reduzir o consumo o hospital passou a utilizar o gerador de energia em horários de pico.

“Sabemos que para mudar a consciência da sociedade e melhorar o mundo em que vivemos, muito ainda precisa ser feito. Mas estamos dando nosso primeiro passo seguido de vários outros: essa é a meta”, finalizou a diretora.

Alem da diretora do Hospital, participou também do  workshop Elisangela Roncálio do setor administrativo do HBJ.

Sobre o certificado:

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como as entidades com fins não econômicos estabelecidas em território catarinense, que publicarem e apresentarem o seu Balanço Socioambiental do ano de 2015, visando à promoção do bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

Para habilitar-se ao Certificado de Responsabilidade Social e concorrer ao Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, as empresas públicas, empresas privadas e entidades com fins não econômicos devem realizar as inscrições exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento eletrônico do formulário constante neste site da Alesc. Essa é a sexta edição do projeto.

Worshosp - responsabilidade social