Associação de Voluntárias faz entrega de monitor cardíaco para maternidade do HBJ

Associação de Voluntárias faz entrega de monitor cardíaco para maternidade do HBJ

 Equipamento que dará mais segurança para o tratamento dos bebês foi adquirido com recursos de três eventos

DSC03861[1]

 Mais segurança para o tratamento dos recém nascidos da maternidade do Hospital Bom Jesus (HBJ). Esse é o principal benefício do monitor cardíaco que foi oficialmente entregue ao setor da maternidade nessa segunda-feira, 05, pela Associação das Voluntárias Bom Jesus. O equipamento que nesse final de semana já foi utilizado pelo pequeno Benjamin que nasceu no domingo, 04, foi adquirido por meio da realização de ações organizadas pelas voluntárias.

Lucia Freiberg Morais, presidente da Associação das Voluntárias, explica que para a compra do monitor cardíaco foram investidos R$ 7.500, sendo que o valor foi resultado da realização de três eventos: projeto “Alegria Solidária” que contou com apresentação do palhaço Biribinha e foi realizado em parceria com o Jornal Diário do Alto Vale, Bingo Solidário em parceria com o Clube de Mães no Cerro Negro e o Curticeria Rock Solidário.

“É muito gratificante quando vemos que nosso esforço vale à pena. Fazer a entrega de um equipamento e ver que ele já esta beneficiando alguém, mostra que estamos no caminho certo e que nosso trabalho e nossa luta valem a pena. Só temos a agradecer a todos que nos ajudaram a adquirir esse equipamento”, destacou a presidente.

A solicitação para que o equipamento fosse adquirido foi feita pela equipe da maternidade do HBJ que identificou uma necessidade de investimento para melhorar os atendimentos às mães e principalmente aos bebês que passam pelo setor. Segundo as enfermeiras que trabalham no atendimento aos bebes a maternidade possuía dois aparelhos chamados de “oxímetros” que permitem observar apenas dois nível de oxigênio no sangue e frequência cardíaca.  Agora com esse monitor será possível além de observar o traçado, verificar a pressão arterial e verificar a temperatura da criança com maior precisão, dados mais fiéis a realidade.

De acordo com a diretora geral do HBJ, Edelir Stupp, o equipamento é fundamental para trazer mais segurança no tratamento aos pacientes. “É um equipamento que não tínhamos no berçário e na neonatologia. Ele vai trazer muitos benefícios e vai contribuir para o monitoramento e tratamento dos recém-nascidos”, explicou.

A diretora acrescenta que adquirir o monitor cardíaco neonatal era um sonho antigo da unidade. “Há anos estávamos  na busca de adquirir esse monitor, e agora com a colaboração da Associação das Voluntárias foi possível trazer mais qualidade ao atendimento e mais segurança para médicos e enfermeiros. Só temos a agradecer a mais esse investimento feito por elas no HBJ”, completou.