Confraternização entre frades e freiras marca passagem do dia de Santa Clara

Confraternização entre frades e freiras marca passagem do dia de Santa Clara

Realizada no Hospital Bom Jesus, o momento foi de valorização pelo trabalho realizado pelas irmãs em prol da sociedade

No mês de agosto, a Família Franciscana celebra o dia Santa Clara de Assis, uma das Santas mais amadas, que viveu no século XIII. Historiadores católicos consideram Santa Clara a primeira mulher a escrever uma regra, ou um conjunto de diretrizes, para a comunidade religiosa feminina, e foi uma das fundadoras da ordem das Irmãs Franciscanas. Em Ituporanga a data, 11 de agosto, foi comemorada com uma confraternização, entre os frades e as freiras da ordem franciscana.

A organização do encontro contou com a participação das irmãs do Hospital Bom Jesus e os Freis que atuam na Igreja Matriz Santo Estevão e no Seminário São Francisco de Assis.  “São Francisco de Assis fundou a ordem primeira dos Frades, e Santa Claraquis seguir o exemplo e quis se juntar a mesma ordem e fundou a ordem segunda, das Irmãs Franciscanas. Ela tem um papel fundamental na vida e na caminhada de muitas irmãs pelo mundo”, explicou Frei Marcos da Igreja Matriz de Ituporanga.

De acordo com o frade, grande parte das Irmãs Franciscanas atuam na área da saúde e educação. Em Ituporanga a Irmãs Franciscanas de São José assumiram o comando do Hospital Bom Jesus em 1936. “Já são mais de 80 anos de serviços prestados para a comunidade ituporanguense, e merecem nosso reconhecimento e a valorização pelos trabalhos realizados. Por isso da importância dessa celebração do dia de Santa Clara”, pontua.

A celebração foi realizada na Capela do Hospital Bom Jesus e contou com a presença dos frades da Igreja Matriz, freis e seminaristas do Seminário São Francisco de Assis, as Irmãs que fazem parte do HBJ, e os integrantes da Ordem Secular Franciscana (OSF), que é composta por membros de Atalanta e Ituporanga. “Foi um momento de partilha e de celebração. Tivemos ainda a oportunidade de neste dia acompanharmos o ingresso de novas participantes da OSF. Ficamos agradecidas também pelo reconhecimento pelo trabalho que as Irmãs Franciscanas desempenham no hospital por mais de oito decadas”, comentou Irmã Edelir Stupp, diretora do HBJ.

Celebração foi realizada na Capela do Hospital Bom Jesus

DIA DE SANTA CLARA 4

DIA DE SANTA CLARA 3 DIA DE SANTA CLARA 5

Novas integrantes da Ordem Secular Franciscana (OSF).

DIA DE SANTA CLARA 1  

Confraternização entre Frades, Irmãs, seminaristas, voluntárias.

DIA DE SANTA CLARA 6

Dia do padroeiro da entidade também foi celebrado em agosto

O mês de agosto conta também com a passagem do dia de Senhor Bom Jesus, padroeiro do HBJ. O dia do Padroeiro foi celebrado no dia 06 deste mês. Neste ano, a data foi comemorada com uma celebração festiva e uma feijoada solidária. A programação foi realizada no domingo, 05.

Relatos apontam que o Senhor Bom Jesus, se tornou Padroeiro e sucessivamente passou a ser o nomeado Hospital, porque na época de instalação da unidade hospitalar em Ituporanga, os moradores da região eram devotos do Santo e em romarias viajavam com frequência a Iguape onde está situado o seu santuário.  “Acredita-se que a devoção das pessoas e a crença em Bom Jesus de Iguape, fez com que as irmãs adotassem esse nome pro hospital”, explica Edelir.

DSC08325