Hospital Bom Jesus terá representante no Núcleo Executivo Regional da ADR de Ituporanga

Hospital Bom Jesus terá representante no Núcleo Executivo Regional da ADR de Ituporanga

Núcleo foi formado durante Workshop do Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais

ELIANGELA

O Hospital Bom Jesus (HBJ) terá representante no Núcleo Executivo Regional da Agencia de Desenvolvimento Regional de Ituporanga. O núcleo que tem como objetivo liderar o processo de construção das Agendas Regionais de Desenvolvimento foi instituído na sexta-feira, 18, durante a realização do Workshop do Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais.

O evento reuniu no Auditório da E.E.B. Aleixo Delagiustina em Ituporanga, representantes do poder público e entidades da sociedade civil organizada dos municípios da ADR: Alfredo Wagner, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos. Representando o HBJ esteve presente a assistente administrativa da entidade Elisangela Roncálio.

“Para o hospital foi importante estar representado neste evento. Todos sabemos que a saúde passa por um momento complicado, e se não houver planejamento e não estarmos inseridos nessas ações, não temos como cobrar benefícios mais tarde”, comentou a assistente.

O Programa Crescendo Juntos tem o objetivo de promover o desenvolvimento equilibrado em todas as regiões do Estado. Durante o Workshop os participantes discutiram ações práticas para a Agenda de Desenvolvimento Regional nos seguintes eixos temáticos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública.

Entre as propostas estão fomentar o ecoturismo e o turismo rural, agregar valor aos produtos da região, estimular a criação de empregos formais, promover novas vagas para o Programa “Jovem Aprendiz”, cursos técnicos à distância para a área agrícola e agropecuária.

Além do HBJ, também farão parte do Núcleo Executivo Regional, um representante da Associação de Municípios; do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR); Celesc; Casan; Epagri; ACEI; Sindicatos Rurais; Astrace; Unidavi e CEMEAR. A coordenação dos trabalhos será por conta do secretário Executivo da ADR Ituporanga, Elias Souza.

Como representante do HBJ, Elizangela fez parte do Grupo que debateu as ações necessárias no que diz respeito ao Desenvolvimento Social e Saúde, onde sete tópicos foram elencados.

  • Implantação de um Centro Regional de Capacitação e Inovação;
  • Mais Médicos;
  • Fortalecimento de Estruturas e Equipamentos de Assistência Social;
  • Incentivo de Novas Vagas para o Programa Jovem Aprendiz;
  • Vigilância Compartilhada (Promover vigilância compartilhada no convívio comunitário com foco na rua onde se tem domicílio);
  • Manutenção e Instrumentalização das Escolas;
  • Fortalecimento de Programas Preventivos na Atenção Básica (garantir à população programas preventivos que diminuam a demanda em postos e hospitais).

“Esperamos que possamos colher frutos com essas discussões e propostas que foram apresentadas”, concluiu Elisangela.

Sobre o programa “Crescendo Juntos”

programa

Após o estudo de diversos indicadores de desenvolvimento, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento elaborou o mapa de elegibilidade que define as regiões de Santa Catarina em mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas.

Essa classificação é resultado da associação de duas variáveis-chave capazes de medir o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do Estado: renda domiciliar per capita média da população residente na região e Produto Interno Bruto per capita. Além disso, foram considerados dois indicadores complementares: evasão da população e a dinâmica do emprego formal.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

Os parceiros do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).