Integrantes da Comissão de Curativos e Feridas do HBJ buscam aperfeiçoamento

Integrantes da Comissão de Curativos e Feridas do HBJ buscam aperfeiçoamento

Capacitação realizada em Blumenau tratou sobre a técnica de desbridamento utilizada para a limpeza de feridas

Nova Imagem

Para bem atender os pacientes que passam diariamente pelo Hospital Bom Jesus (HBJ), a equipe de profissionais é constantemente capacitada. Em agosto foi a vez de profissionais que fazem parte da Comissão de Curativos e feridas do HBJ aperfeiçoar os conhecimentos. As enfermeiras Gislaine Alves da Silva e Ana Paula Vanderlinde participaram do Curso de Desbridamento realizado no Hospital Santa Catarina de Blumenau.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Curativos do HBJ, a enfermeira Gislaine Alves da Silva o objetivo com a participação do curso foi  de aperfeiçoar o conhecimento científico, buscar novas tecnologias, planejar o cuidado prestado ao paciente e documentar a evolução da ferida tratada.

“É de suma importância buscarmos o que tem de mais moderno para cada vez melhor atender nossos pacientes,” explica a enfermeira.

O desbridamento é a remoção de tecidos mortos ou de corpos estranhos que estejam em uma ferida ou corte. Esse procedimento pode ser realizado cirurgicamente ou com a utilização de instrumentos que garante um procedimento rápido e minimamente invasivo. Ainda, segundo a enfermeira, existem vários métodos de desbridamento que podem ser utilizados para a limpeza das lesões cutâneas com presença de necrose e ou tecido inviável.

“Para uma escolha mais adequada de acordo com as condições do paciente, é necessário conhecer profundamente as indicações médicas, contraindicações, vantagens e desvantagens de cada um”, pontua a profissional.

A enfermeira acrescenta ainda que para realização do desbridamento não cirúrgico (à beira do leito) o enfermeiro deve ter habilidade técnica, treinamento específico e deve fazer a escolha da técnica correta de acordo com a característica da necrose de cada lesão cutânea e com as necessidades dos usuários/pacientes atendidos.

O curso em Blumenau, foi ministrado pela Enfermeira Estomaterapeuta e Dermatologista  Silvana Prazeres. As técnicas e informações obtidas durante o curso são repassadas posteriormente aos demais profissionais que fazem parte da comissão de curativos do HBJ.

No Hospital Bom Jesus a Comissão de Curativos e Feridas tem como objetivo principal avaliar, indicar e acompanhar o tratamento de pacientes portadores de lesões durante o período de internação. Segundo a coordenadora por meio da comissão são capacitados os profissionais e padronizados os curativos de forma especifica e direcionada, para que o processo de cicatrização seja acelerado.

Nossa maior finalidade é reduzir, o período de internação e os gastos hospitalares, além de promover o retorno mais rápido do paciente ao meio social e familiar, conclui a enfermeira e coordenadora da Comissão Gislaine Alves da Silva.