NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO
hbj
No domingo, 01, o Hospital Bom Jesus (HBJ) foi duramente criticado em postagem realizada na rede social Facebook. Na postagem foram feitas críticas incoerentes com relação à estrutura e gestão da instituição. Diante da repercussão que o assunto ganhou, a Direção Geral do HBJ vem prestar alguns esclarecimentos a população.
 
O Hospital Bom Jesus, mantido pela Associação das Irmãs Franciscanas de São José, presta atendimento a população de Ituporanga e a toda a Região da Cebola desde 1936. São 81 anos de comprometimento e de buscas por melhorias constantes para bem atender a todas as pessoas, prezando sempre pela qualidade dos serviços prestados.
 
A instituição hospitalar está em constante melhoramento, mesmo com dificuldades para a aquisição de recursos para que essas melhorias sejam realizadas. É de conhecimento de todos, os problemas enfrentados pela saúde publica em todo o país, e em meio às dificuldades a Direção do HBJ vem incessantemente solicitando recursos para que sejam possíveis as adaptações que são necessárias.
 
Com recursos oriundos de emendas parlamentares, doações da comunidade e repasse da Associação das Voluntárias já foi possível evoluir muito. O Hospital Bom Jesus conta hoje com sua melhor estrutura desde sua fundação em termos de equipamentos e aparelhos de ultima geração. Com os recursos adquiridos já foi possível também fazer a troca de praticamente todos os leitos, com novas camas e também novas poltronas nos quartos para melhor acomodar pacientes e acompanhantes.
 
Todas as reformas e melhorias feitas na unidade hospitalar são realizadas de forma gradativa. Recentemente todo o Pronto Atendimento foi reestruturado por meio de uma ampla revitalização dos espaços existentes. Neste momento estão sendo iniciados os trabalhos de reforma e melhorias na ala da Maternidade, e um ofício para a solicitação de recursos já foi enviado pela Direção em busca de recursos para realização de reforma da ala que abriga as clínicas hospitalares.
 
O Hospital Bom Jesus passa também constantemente por avaliação sanitária para a liberação do alvará de funcionamento. Prova disso é que é umas das unidades hospitalares da região com a menor incidência de problemas causados por infecção hospitalar, o que comprova que entre as prioridades da casa está a limpeza minuciosa e o cuidado necessário em todos os setores, seguindo sempre as orientações e as exigências da vigilância sanitária.
 
Em 2017 já foram realizadas 1.445 cirurgias e na emergência já foram atendidos quase 20 mil pessoas. A realidade do hospital em nada se parece ao que foi divulgado nas infundadas críticas. Pelo contrário, as avaliações realizadas pelos pacientes, por meio do Questionário de Satisfação do Usuário, demonstram e comprovam o reconhecimento da população a uma Instituição bem estruturada, equipada, com profissionais dedicados, comprometidos e humanos no trato com os pacientes.
 
E para continuar mantendo a qualidade no atendimento, desde o ano de 2016 o Hospital Bom Jesus conta com o auxílio de uma equipe de consultoria que tem colaborado com a administração e condução dos trabalhos prestados, no controle de gastos e organização funcional. Entretanto, apesar do auxílio, a Direção Geral do Hospital Bom Jesus, continua a cargo das Irmãs Franciscanas de São José.
 
Essa contratação, duramente questionada de forma irresponsável e potencialmente criminosa na postagem nas redes sociais, é prerrogativa da Associação das Irmãs Franciscanas de São José, dona e mantenedora do Hospital Bom Jesus.
 
Importante que se diga que no decorrer desse período de parceria realizada entre a referida empresa de consultoria e o Hospital Bom Jesus já é possível observar melhorias na parte funcional da entidade com estabilidade nas contas e uma diminuição lenta, porém gradativa, no déficit financeiro.
 
A Direção do Hospital Bom Jesus e a Associação das Irmãs Franciscanas de São José lamentam as tentativas de denegrir a imagem dessa unidade hospitalar, no entanto permanecem firmes no compromisso com cada cidadão que faz uso da estrutura do HBJ para receber atendimento. E é por cada uma dessas pessoas que diariamente procuram a entidade para serem atendidas que manterá sempre a busca pelo melhor serviço.
 
Por fim, reserva-se o direito de evitar, de todas as formas legalmente possíveis, que a imagem do hospital, bem como da Associação das Irmãs Franciscanas de São José, resultem injustamente ofendidas publicamente, com possíveis prejuízos para o próprio funcionamento do hospital.