Palestra trata sobre ações preventivas contra hepatite no HBJ

Palestra trata sobre ações preventivas contra hepatite no HBJ

O encontro foi organizado em alusão ao dia mundial contra a doença

unnamed

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que mais de 400 milhões de pessoas estão infectadas com os vírus da hepatite B ou da hepatite C em todo o mundo. O número é 10 vezes maior do que quantidade de pessoas infectadas com o vírus HIV, por exemplo. Apenas no Brasil, cerca de três milhões de pessoas já foram infectadas pelo vírus da hepatite C. Para prevenir e tentar diminuir esse número foi realizada no Hospital Bom Jesus (HBJ) uma palestra educativa tratando sobre as formas de prevenção.

A palestra organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Comissão de Educação Permanente em Saúde, foi realizada em alusão ao Dia Mundial contra a Hepatite, comemorado no dia 28 de julho. O encontro foi destinado aos funcionários e aos alunos  da Escola Técnica Bom Jesus. “É importante que nossos colaboradores saibam como prevenir a hepatite. E a melhor forma é darmos a eles o acesso as informações”, explicou  Fabiana Justino da Silva Probst, responsável pela CIPA.

A hepatite é a principal responsável por transplantes de fígado, cerca de 40% dos casos. Além disso, o vírus pode causar cirrose, câncer de fígado e, até mesmo, a morte do paciente. A gravidade do problema é que apenas uma em cada 20 pessoas infectadas sabe que é portadora do vírus da hepatite.

Quem conduziu a palestra foi Georgia Staudinger, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município de Ituporanga.  Por se tratar de um ambiente hospitalar a profissional tratou sobre as formas de transmissão, diagnósticos e prevenção.

De acordo com a enfermeira, a transmissão das hepatites B e C podem ocorrer por sangue contaminado pelo compartilhamento de utensílios como aparelhos de barbear, alicate de unha ou cutícula, seringas e, também, pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing. Também relações sexuais desprotegidas podem transmitir a doença, que pode ser passada para o bebê na gestação.

“Para prevenir a hepatite B, é preciso tomar três doses de vacina. Já para a hepatite C, a recomendação é usar camisinha e não compartilhar os objetos de uso pessoal mencionados acima, como alicate de unha quando for à manicure. O ideal é cada pessoa levar o seu.”, comenta ela.

Ainda durante o encontro a profissional tratou sobre o papel da atenção primária de saúde na condução dos casos de hepatite.