Pelo menos 80 gestantes participaram do Grupo Preparatório para Pais em 2016

Pelo menos 80 gestantes participaram do Grupo Preparatório para Pais em 2016

Para esse ano estão previstas mudanças e os encontros devem ser iniciados em fevereiro

GRUPO PREPARATÓRIO

Esclarecer dúvidas e tornar o período da gestação mais tranquilo. Esse é um dos principais objetivos do Grupo Preparatório para Pais, que em 2016, passou a substituir o Curso de Gestantes, que há anos vinha sendo desenvolvido no Hospital Bom Jesus (HBJ). A nova nomenclatura surgiu para valorizar a presença do casal nos encontros e mostrar a importância dos futuros papais participarem de todo o processo gestacional.

O Grupo Preparatório para Pais foi iniciado em janeiro de 2016. Com a coordenação da enfermeira responsável pela maternidade do HBJ Michele Brum e a dentista Carolina Lopes, contou com encontros quinzenais que abordaram temas relacionados aos cuidados com a mãe e o bebê antes, durante e depois do nascimento.

Durante o ano pelo menos 80 gestantes participaram dos encontros. As futuras mamães, e os futuros papais vieram das cidades de Ituporanga, Atalanta, Aurora, Imbuia e Leoberto Leal. Realizados por uma equipe de multiprofissionais, a cada reunião um tema foi tratado.

“Podemos dizer que o Grupo Preparatório de Pais, é um complemento do pré-natal. È uma oportunidade que as gestantes têm de ter contato com toda a estrutura do hospital e de entender também tudo o que está acontecendo com ela e com bebê”, relata Micheli Brun, uma das coordenadoras do Grupo.

Micheli acrescenta que alem dos encontros presenciais, um grupo criado no aplicativo WhatsApp, serviu para que as mamães tirassem dúvidas e trocassem experiência a todo momento. “Fiquei felize com o resultado dos encontros e a avaliação é positiva. Percebi que as gestantes que participaram dos encontros, que buscaram informação, vieram mais preparadas para a maternidade”, complementou.

Para 2017, a expectativa é que o Grupo Preparatório de Pais volte a reunir as gestantes a partir de fevereiro. Algumas mudanças estão sendo estudadas para os encontros deste ano. “Apesar das alterações, queremos manter as dinâmicas e as didáticas, com o objetivo sempre de atender o maior número de gestantes possível”, finalizou Michele.

Os encontros em 2016 eram encerrados com café e com entrega de brindes doados por colaboradores e comercio da nossa cidade.