04.09.2018

CEMJ organiza eleições entre os alunos com apoio do TRE-SC

img_trecemj

Notícias

Geral

No dia 4 de setembro a comunidade escolar do Centro Educacional Menino Jesus participou de votação utilizando urnas eletrônicas oficiais cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O pleito faz parte do Projeto Eleições no CEMJ, atividade interdisciplinar realizada pelo segmento do 9º Ano em que os alunos criam partidos políticos e personagens candidatos ao Governo de Santa Catarina e à Presidência da República, produzem planos considerados por eles essenciais para a população, realizam debates, pesquisas eleitorais e propagandas políticas.

Assim, a Escola convidou alunos (do 3º ao 9º ano), pais e colaboradores a votarem em um dos candidatos criados e representados pelos estudantes. As urnas eletrônicas do TRE estiveram na escola das 8 às 17 horas e para participar da eleição bastava comparecer ao pátio central do CEMJ (Centro) e apresentar o crachá escolar.

Esta atividade envolveu as disciplinas de Português, Geografia, História e Matemática e foi elaborada pensando em simular um ambiente real de eleição. De acordo com a coordenação pedagógica da escola, o objetivo foi levar os alunos a participarem de um processo completo de campanha política, que envolve estudos sociais, analises de números, marketing, produções de texto, além de ambientá-los com o momento atual do nosso país.

Voltar