CEMJ Santa Inês – MA

stainessite

No final de 2009 a Associação das Irmãs Franciscanas de São José (AIFSJ), por meio da parceria entre a Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Província Mãe da Misericórdia, firmou compromisso de transformar a “Creche Criança Alegria”, localizada no município maranhense de Santa Inês, em uma extensão do Centro Educacional Menino Jesus. A partir de 2010, após autorização do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, fica estabelecida então uma nova filial, criada também para ser uma extensão do programa de projetos sociais do CEMJ.

A “creche” como era carinhosamente conhecida na cidade, pertencia aos Padres do Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Santa Inês. Fundada em 1987, a pequena escola cresceu com o carisma da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, sendo que desde sua origem foi administrada e dirigida pelas irmãs, sob a orientação da incansável educadora Irmã Helena Teixeira, que recorda até hoje o início da luta para erguer a creche e ajudar muitas famílias da comunidade local.

“As dificuldades foram imensas. Estávamos atendendo famílias muito pobres, algumas até moradoras de rua. Mas com muito trabalho e apoio da prefeitura da época, de pequenos comerciantes e de pessoas como o Padre Mário Maestri, conseguimos fundar a creche e depois a escolinha”, relembrou Irmã Helena, que atualmente trabalha no Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, SC.

Para Irmã Marli Schlindwein, Diretora do CEMJ, a nova filial prezará pelo trabalho social, levando uma oportunidade de ensino diferenciado para a região.

“Escolhemos esta escola pelo compromisso social e também por ser uma escola das irmãs da congregação. Hoje queremos dar uma oportunidade de crescimento e diferenciação educacional para esta localidade e fizemos um considerável investimento para que este projeto fosse viabilizado”, relatou Irmã Marli Schlindwein, Diretora do CEMJ.

O CEMJ-Santa Inês conta com 350 crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Irmã Nilsa Rech, diretora local, é a representante legal da instituição em Santa Inês, auxiliada por mais 23 colaboradores dentre eles, cinco irmãs da congregação, que trabalham com a assessoria diretiva do CEMJ-sede.

Endereço

Rua Padre Cícero, 144 – Vila Militar – Santa Inês – MA

Telefone

(98) 3653.3702