O Hospital

O Hospital Bom Jesus é referência para mais de 70 mil pessoas de Ituporanga e região. Há mais de 80 anos oferece diversas especialidades no atendimento à comunidade e mantém uma escola de nível profissionalizante.

Para atender os pacientes e prestar um atendimento de qualidade a estrutura física é composta por 70 leitos: 10 destinados para a unidade de terapia intensiva UTI, 60 leitos para as clinicas médica, pediátrica, cirúrgica e obstétrica e retaguarda.

A instituição possui ainda setores de auxílio de diagnóstico e terapia, com laboratório, radiologia, ultra-sonografia, mamografia, endoscopia digestiva, tomografia, densitometria óssea, métodos diagnósticos de cardiologia, fonoaudiologia, fisioterapia, além da Farmácia Central, Serviço social, psicologia, nutrição e dietética, lavanderia, higienização e manutenção. O hospital também mantém a disposição uma Casa de Apoio, que acolhe os familiares de pacientes internados na UTI e o Pronto Atendimento.

São mais de 200 profissionais habilitados e capacitados para atender a população nas mais diversas especialidades.

História

Inaugurado em 1936, o Hospital Bom Jesus é Referencia em saúde para a Região da Cebola há 80 anos. A missão que  foi assumida na época pelas Irmãs Franciscanas é mantida até hoje pela Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.

Nos primeiros anos de existência, o Hospital contava com enfermeiros pouco habilitados e que apesar de ótima vontade não conseguiam dispensar os cuidados necessários aos doentes. O primeiro médico da entidade foi Dr. Julio Kaliski, honrado e estimado por todos.

Em 1945 o Hospital passou por sérias dificuldades. A Precariedade do local não dava condições de atendimento e por muito pouco a unidade não fechou as portas e as irmãs não se despediram de Ituporanga. Como a Unidade Hospitalar, que na época era chamada de Hospital de Caridade Bom Jesus de Salto Grande ficava situada próxima à igreja existia uma parceria entre a paróquia Santo Estevão e as Irmãs Franciscanas.  Porém até 1945, com as sucessivas mudanças dos vigários na Paróquia o Hospital se mantinha em meio a dificuldades, principalmente financeiras.

Foi quando em 1946, foi idealizada a construção de uma nova estrutura para abrigar o Hospital. Iniciava-se nesta época a luta para angariar recursos para por em prática o projeto de construção daquele que seria o hospital de referencia para a região. Em 10 de fevereiro de 1945 realizava-se a primeira festa para que a população pudesse contribuir.  O projeto da nova construção foi feito por Frei Arthur Kleba, que  também assumiu a contabilidade na época. Logo depois o terreno foi adquirido e em 1947 foi lançada a pedra fundamental da nova unidade. A nova estrutura e com o nome de  apenas Hospital Bom Jesus veio a ser inaugurada dois anos mais tarde, em 1949.

Desde então diretamente são atendidos os moradores das cidades de Aurora, Atalanta, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos. Atualmente para auxiliar na manutenção, são celebrados com esses municípios convênios para a disponibilização dos serviços de anestesiologia, clinica médica, obstetrícia, cirurgia, neonatologia e ortopedia.