04.10.2013

Animais ganham bênção no Dia de São Francisco de Assis em escolas de Florianópolis (ND Online)

Crianças aprendem lições sobre ecologia no dia do Santo protetor dos animais

aluno_cemjND

Gato, cachorro, papagaio, hamster, tartaruga até bicho movido a pilha apareceram no Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ), em Florianópolis, nesta sexta-feira para ganhar a benção do frei Vanderley Grassi, da paróquia de Santo Antônio. O evento foi organizado em homenagem ao dia de São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro. Outras duas escolas católicas realizaram bênção para animais de estimação.

Mesmo um pouco doente, o Gabriel, 4, não perdeu a aula de sexta-feira. A mão dele, Fabíola Guimarães, 34, explica o porquê do interesse do filho no colégio. “Ele sabia que ia ter a benção para os animais, então pediu pra gente trazer o Zuzu”, disse a mãe. “Ele é um hamster e tem quatro anos”, completou o menino.

E a Arca de Noé do colégio ainda teve espaço para animais nem tão vivos assim. Foi o caso da cadelinha de pelúcia Keity, que é movida a pilha. “Eu cuido dela como se fosse de verdade. Até vou passear com ela na rua. Mas eu também tenho um animal de verdade, que é o Chiquinho, um papagaio. Como ia ter muita gente, eu acho que ele podia ficar muito agitado, então não trouxe ele”, revelou Maria Luiza, 9, estudante do 3º ano do ensino fundamental.

Não foram apenas os alunos do CEMJ que levaram animais pra bênção do dia de São Francisco de Assis. A aposentada Leila Conti, 68, encarou a viagem do bairro Cacupé até o Centro para participar do evento com a cachorrinha Cuca, da raça schnauzer. “Ela vai se operar na próxima semana, então achei melhor trazer aqui também. Acho que com fé a gente sempre consegue coisa boa. E também tenho outros dois cachorros labradores, a Fiona e o Zé, mas não daria pra trazer ele no carro”, lamentou.

Além do CEMJ, o frei Vanderley Grassi, da paróquia de Santo Antônio, também realizou a cerimônia de bênção na escola Bom Jesus e no colégio Conceição.

Mais de cem animais abençoados
De acordo com a direção do colégio, pelos menos 100 animais foram abençoados ontem. O coordenador religioso do CEMJ, Joel Spcart, 42, a bênção para os animais já virou uma tradição da escola. “Há mais de 20 anos o colégio Menino Jesus faz esse celebração de bênção para animais de alunos e também da comunidade. É uma forma que nós temos de ensinar as crianças desde pequenas sobre o respeito sobre os animais, e também de homenagear São Francisco de Assis”, disse Joel.

Os alunos da escola parecem aprender bem a lição. Pelo menos foi assim com o João Perez, 21, ex-aluno do CEMJ que virou artesão e faz boneco de São Francisco de Assis com animais. “Eu aprendi a trabalhar com biscuit aqui na escola, na aula de educação artística. Hoje faço artesanato e vendo pela internet. Como sou ex-aluno, me chamaram para apresentar o meu trabalho e foi muito legal participar”, afirmou.

Protetor dos animais
São Francisco de Assis é conhecido como patrono da ecologia. Nascido no final do século 12, na Itália, ele foi o primeiro membro da igreja Católica a pregar a palavra de Deus também para animais. “São Francisco pregava o respeito pela natureza. Para ele, o ser humano deveria ser um ser integrado. Por isso ele pregava para animais, para que eles fossem respeitados. Se formos parar para pensar, esse discurso ecológico está mais atual do que nunca”, explicou o frei Vanderley.

Publicado em 04/10/13-22:57 por: Hyury Potter. Notícias do Dia

Disponível em: <http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/109566-animais-ganham-bencao-no-dia-de-sao-francisco-de-assis-em-escolas-de-florianopolis.html>.
Acesso em: 04 out 2013.

Voltar