Nossa Missão

A ASSOCIAÇÃO das Irmãs Franciscanas de São José fundamenta sua missão no carisma: A Misericórdia. Para concretizar e manter vivo esse carisma, as associadas prestam serviços resgatando a dignidade humana, a autonomia e o direito das pessoas a serem atendidas em suas necessidades básicas, sem qualquer discriminação de nacionalidade, credo, política, cor, raça ou religião, dentro de suas possibilidades, através do serviço de seus membros.

Finalidade

  • Promover a assistência social e integração de grupos e indivíduos excluídos, infância, adolescência, velhice e necessitados em geral, a fim de que possam ter acesso aos direitos sociais;
  • Promover a saúde preventiva e curativa;
  • Promover a educação integral em seus vários níveis;
  • Promover a integração ao mercado de trabalho;
  • Desenvolver atividades culturais;
  • Dedicar-se a obras que promovam o desenvolvimento integral da pessoa humana;
  • Fortalecer os vínculos familiares;
  • Criar, desenvolver e manter atividades-meio para sua auto-sustentabilidade e qualificação de seus serviços.

A Associação das Irmãs Franciscanas de São José, pela força do seu carisma, a misericórdia, promove e cuida da vida por uma sociedade justa e fraterna.

A Associação das Irmãs Franciscanas de São José – AIFSJ, Entidade Beneficente da Província de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no processo de construção do seu programa social, expressou seu projeto de futuro, em primeiro lugar, afirmando a vida como valor máximo e empenhando seus esforços na construção de uma sociedade justa, que cuida e defende a vida em todas as suas manifestações.

Vem buscando fortalecer o sentido de pertença de seus integrantes e sua identidade em todas as ações desenvolvidas. Com o maior conhecimento e aproximação dos projetos e das obras sociais, vem alcançando amadurecimento e crescimento interno. Na medida em que está aprimorando o trabalho, vai ganhando maior visibilidade e respeitabilidade pública.

A partir de sua instituição foram realizados encontros para aprofundamento do programa social da AIFSJ, das áreas de atuação e formações específicas junto aos projetos sociais. Além disso, foi realizada assessoria técnica e visita às unidades onde as ações são desenvolvidas. Houve um significativo crescimento também na elaboração de projetos, que tornaram mais claros os objetivos a serem alcançados e facilitaram a captação de recursos.

Desta maneira, a AIFSJ entende estar contribuindo para a construção de uma nova sociedade, com sua presença efetiva na saúde, na educação e na assistência social, através de suas obras e projetos sociais conforme apresentado a seguir.